
Circe Saldanha tinha completado seu Curso de Aperfeiçoamento em Pintura, com Ado Malagoli, na então Escola de Belas Artes, hoje Instituto de Artes.
Surgiu a proposta da construção do painel no prédio do Posto de Puericultura, em Dom Pedrito.
O mural, com dez metros de comprimento e dois de altura, executado com pastilhas vitrificadas,
foi afixado na fachada principal do prédio.
No ano de 2002 (fotos), Adilson Nunes de Oiveira, do Museu Paulo Firpo - Dom Pedrito, procurou Circe para a restauração do painel.
Nas figuras,
nas ações do cotidiano-em especial a maternidade e a infância,
na fartura dos alimentos,
no profissional da saúde,
nos símbolos de fé,
esperança e caridade,
verificamos rostos
sem fisionomia.
Não há raça, idade,
nem expressões.
É o sentido comunitário
e solidário, presente nos momentos da trajetória humana.
Circe Saldanha foi fiel ao seu propósito: a socialização da arte
( baseado no texto de Teniza Spinelli - jornalista e museóloga )
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